A casa própria é um dos maiores sonhos do brasileiro. E para quem escolhe formar seu lar em um condomínio, a propriedade vai muito além do apartamento: é o edifício como um todo. Essa percepção, no entanto, segue ignorada por muitos moradores, que não enxergam como a participação na tomada de decisões sobre o condomínio traz não apenas o bem-estar em cuidar do que é seu, mas também o benefício da valorização constante do seu imóvel.
As administradoras, juntamente com os síndicos, preparam o planejamento anual de despesas, de maneira simples e de fácil entendimento por parte dos moradores, para que os mesmos possam decidir melhor sobre o que cortar e o que manter no orçamento. Mas existem condôminos que não vão à assembleia e depois reclamam pelos corredores e elevadores sobre o preço da taxa do condomínio, quando tiveram a chance de darem sua opinião.
Pode não ser o melhor programa do mundo, mas faz parte! Participar da assembleia condominial é a garantia para você ficar por dentro de tudo que está acontecendo no seu prédio, saber quais são e votar sobre as decisões importantes, definir prioridades para as despesas e investimentos, ajudar a escolher o síndico, enfim: ouvir e ter voz.
Confira, então, 4 motivos para você participar da assembleia do seu condomínio. Depois desta leitura, provavelmente você nunca mais vai faltar numa delas!
- Viver em grupo exige acordos e parcerias – Um condomínio é um conjunto de pessoas que compartilham dos mesmos espaços e podem ter muitos objetivos em comum, mas também ter opiniões divergentes que precisam ser avaliadas em conjunto.
A participação na assembleia tem muitos benefícios e um deles é opinar nas decisões sobre o dia a dia da vida em grupo no seu condomínio. A vivência num mesmo condomínio exige acordos e parcerias que são firmados nesses encontros.
- Não adianta reclamar depois – Devido à correria do cotidiano, horários conflitantes e, algumas vezes, falta de disposição, muitos condôminos acabam não comparecendo às assembleias agendadas. Quando esse desinteresse se instala, a troca de ideias e de opiniões se enfraquece e as decisões ficam nas mãos de poucos. Depois, não adianta reclamar.
Isso sem comentar as situações em que é necessário um determinado quórum para a aprovação de algo importante e de interesse de todos, como uma obra que altera a estrutura do prédio, por exemplo. Sem a presença da maioria, decisões e ações são adiadas e isso pode prejudicar o condomínio em diversos aspectos, inclusive financeiro.
- Falta é o mesmo que adiar um problema – Outros temas comuns em assembleias são as normas que regerão o dia a dia da vida condominial, escolha do futuro síndico, aprovação do orçamento do ano, previsão de orçamento para o ano seguinte, aprovação das despesas, valor das contribuições dos condôminos, aprovação das contas e discussões dos problemas que afetam o bem estar de todos.
Acredite: é muito melhor e mais fácil a participação no momento da assembleia, que existe para isso, do que querer anular algo que tenha sido aprovado sem sua presença de forma judicial ou por deliberação de uma nova assembleia.
- Que tal fazer amigos e estreitar relações? – Mesmo que, às vezes, as assembleias sejam um pouco enfadonhas e até mesmo desgastantes, devido a alguns desentendimentos mais calorosos, elas também são uma oportunidade para você estreitar relações com vizinhos e até mesmo fazer novas amizades.
Muitas vezes, moramos no mesmo andar de pessoas que têm os mesmos gostos que a gente e nos encontros rápidos no elevador, nem conseguimos descobrir nada disso. Aproveite para fazer novos amigos ou, pelo menos, conhecer melhor os pais das crianças que brincam com seus filhos.
Sua participação irá proporcionar decisões mais acertadas e frutíferas, resultando na melhoria continuada das estruturas do condomínio. Sem dúvida, um bom convívio social reflete na valorização dos imóveis.
Agora que você já conhece a importância e os benefícios da sua participação em assembleia do condomínio, agende-se para a próxima!
Fontes consultadas: Tudo Condo / Condominio SC / Seu Condomínio.
—
Natália Freire.