O desejo de brincar vem naturalmente para todas as crianças. As brincadeiras são essenciais para a autoestima, para o desenvolvimento mental, desenvolve, ainda, as competências sociais, verbais e motoras.
Brincar nos parquinhos instalados nos condomínios, que é um espaço ao ar livre, é uma excelente opção. De quebra, os pais conseguem tirá-las de frente da TV, do videogame ou do tablet e proporcionar lembranças positivas das férias.
Porém, o espaço pode representar uma preocupação para os adultos que prezam pela segurança dos pequenos. Para evitar o perigo, é essencial que a instalação dos brinquedos seja realizada de forma correta e que haja manutenção frequente dos equipamentos. Além disso, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos a imprevistos e às brincadeiras das crianças.
É fundamental que a área seja bem cuidada, de acordo com o que pedem as normas técnicas, e também que conte com boas regras de uso. Vale lembrar que é fundamental que as regras de utilização do local sejam aprovadas em assembleia.
Os cuidados com o parquinho devem estar na lista de tarefas que a equipe de manutenção executa diariamente. É fundamental fazer, além da limpeza, uma boa observação dos equipamentos.
Durante a inspeção dos brinquedos deve-se verificar se há parafusos soltos, presença de ferrugem em brinquedos com estrutura metálica, se há parafusos sem proteção, manutenção dos espaços do brinquedo, partes com tinta solta, tudo isso contribui para dar mais segurança às crianças, bem como para a durabilidade dos brinquedos. A manutenção sempre deve ser preventiva.
Se o condomínio não tem playground, os especialistas sugerem que, antes de levar o tema para votação, o síndico faça três orçamentos, isso também vale para reforma.
Fonte consultada: SindicoNet.