Nada como comprar seu tão sonhado apartamento ou casa nova, mas para evitar dores de cabeça na hora da mudança é necessário um planejamento prévio para que problemas sejam evitados. E essa organização prévia não é dever somente do morador que está chegando ou saindo do local, mas também do condomínio.
O primeiro passo para sanar qualquer tipo dúvida é constar no regulamento interno do condomínio um item específico sobre o assunto, mas há providências que o futuro morador e o síndico devem saber e organizar antecipadamente.
O que o morador que está de mudança deve ter ciência:
- Os horários e dias permitidos para a mudança;
- Realizar um agendamento antecipado;
- Não descartar as caixas de papelão no lixo. O zelador poderá recolhê-las;
- Descartar corretamente o que restou da mudança;
- Solicitar ao síndico uma cópia do regulamento interno, caso não tenha recebido;
- Não arrastar móveis após o horário de silêncio.
- Informar-se sobre horários permitidos e regras referentes a barulhos no condomínio.
Já o condomínio deve:
- Revestir o elevador de serviço com acolchoado;
- Designar um funcionário para ficar de olho enquanto a garagem fica aberta para a mudança;
- Ter um funcionário para acompanhar todo o processo da mudança;
- Solicitar ao funcionário da faxina uma maior atenção para a área que foi utilizada como caminho para a mudança;
- Fazer o registro dos dados da mudança: nome dos envolvidos, nome da empresa, horários, responsáveis, etc.
Mas e quando há algo maior, um móvel grande, um piano, por exemplo, que não caiba nem no elevador e nem passe pelas escadas? Nesse caso, deve-se contratar uma empresa para içar esse tipo de objeto pela fachada da edificação. Em alguns casos, a própria empresa de mudança oferece o serviço.
Ao se utilizar esse tipo de serviço, mesmo que só seja içado um móvel, o transporte também deve ser agendado previamente com o condomínio. Assim, caso seja necessário isolar alguma área comum do prédio, isso será feito com antecedência.
Com novos moradores, mesmo que inquilinos, deve haver também a atualização dos cadastros. É importantíssimo, tanto para a administradora quanto para o síndico do local, já que permite localizar os moradores em momentos de emergência.
Fontes consultadas: SindicoNet e O Seu Condomínio.