Falta pouco mais de uma semana para o Dia de São João, celebrado em 24 de junho. Popular no nordeste, a data costuma ser comemorada por grande parte da população da região. Momento de alegria, muita comilança, encontro com amigos, quadrilha e diversão para a criançada, que adora participar.
Muitos condomínios aproveitam para realizar uma festa com os moradores, que promove antes de tudo a integração de todos. Alguns inclusive, já colocaram o festejo no calendário anual, por se tratar de uma ótima oportunidade para reunir os condôminos para um bate-papo informal e aproximar mais as pessoas. Mas, para que a festa tenha sucesso, é necessário organização e seguir algumas regras básicas
A primeira regra é cumprir a lei do silêncio, segundo o Diretor Operacional da Marvan Administradora de Bens e Condomínios Ltda, Rogério Camello Filho. “O horário das festas juninas nos condomínios devem seguir a lei do silêncio, que encerra quaisquer atividades que façam barulho às 22h”, diz, após destacar que, se o condomínio for contratar alguma banda para tocar, é preciso pagar o Ecad (direitos autorais).
Na maioria dos edifícios os preparativos para o arrasta-pé começam bem antes. Os moradores do condomínio normalmente levam pratos típicos e bebidas (refrigerante, água, suco e bebidas alcoólicas de sua preferência). Há arrecadação em dinheiro apenas para pagar alguma atração artística que possa vir a ser contratada.
A segunda regra básica é ter atenção com a quantidade de convidados que vão participar do evento, pois é preciso definir em assembleia, antes da festa, e verificar a disponibilidade do espaço no condomínio, seja quadra, salão de festa ou área verde do empreendimento.
Já a terceira regra básica é a da limpeza. Para que o ambiente permaneça limpo, é importante espalhar latas de lixo recicláveis e não recicláveis por todo o ambiente da festa. É importante também que alguém se responsabilize por trocar os sacos de lixo cheios.
A quarta e última regra, é a segurança do local, porque as pessoas gostam de se sentir seguras e confortáveis quando participam de algum evento. O controle de entrada e saída dos convidados é importante. Os nomes devem estar listados na portaria e os convidados precisam ser informados sobre as restrições quanto à circulação em áreas comuns.
Ainda dentro da regra de segurança, há o alerta para o cuidado no manuseio de fogos de artifício e na instalação de fogueiras. Fogos e fogueiras devem ser evitados, a menos que se tenha um local próprio e seguro para isso. No entanto, antes de programá-la, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros da sua cidade e pedir orientações de como fazê-lo, quais as medidas de seguranças e quais os equipamentos de combate ao fogo que precisam estar disponíveis.
Além disso, o diretor da Marvan chama a atenção sobre listar as necessidades para a festa, como cuidados com toldos, por ser um mês da chuva; mesas e cadeiras; até que horas a atração artística poderá ficar e logística de montagem. “É preciso checar tudo que possa estruturar o local de forma tranquila e perfeita para os condôminos e convidados”, advertiu Rogério.
A Marvan separaou, ainda, 4 dicas de brincadeiras legais para as crianças:
1- Tiro ao alvo em latas – Empilhe sobre uma mesa latas de refrigerante em forma de pirâmide. Faça uma bola de tecido (pode ser feita de meia). Separe os brindes pelo número de latas que a criança consegue derrubar.
2- Pescaria – Uma das brincadeiras mais populares da festa junina. Faça peixinhos de papelão com um número e deixe um buraco em sua boca. O peixe deverá ficar enterrado tapando o número. O brinde é de acordo com a numeração do peixe. As crianças adoram.
3- Jogo da argola – Preencha garrafas pets com líquidos coloridos (use anilina e água) ou com areia, a ideia é que as crianças acertem as argolas nas garrafas. Acertando três argolas ganha o prêmio.
4- Cama elástica – O condomínio pode contratar e cobrar um valor por 10 minutos para pagar o custo.